Políticas públicas contra a fome e a pobreza é foco da Aliança Global lançada durante a cúpula de líderes do G20
Políticas públicas contra a fome e a pobreza é foco da Aliança Global lançada durante a cúpula de líderes do G20
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, defendeu a união de esforços e troca de conhecimento para enfrentar a pobreza e a fome no mundo. As afirmações foram feitas neste sábado (7/12), durante o painel "Uniting for Change: A Global Alliance Against Hunger and Poverty" (União para a Mudança: Uma Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza), no Fórum de Doha 2024, no Catar. O evento teve como foco a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa que busca abordar as causas profundas desses problemas por meio de uma ação coordenada globalmente.
“O mundo tem fracassado no combate à fome”, lamentou Wellington Dias. “A ideia da Aliança Global é organizar as políticas públicas efetivas no combate à fome para aplicá-las no mundo, compartilhar essas experiências e ajudar em sua implementação, fazendo ainda com que os países mais ricos possam ajudar os mais necessitados. Queremos garantir que o conhecimento que tem no mundo seja compartilhado para ajudar”, explicou, ao lembrar que mais de 80 países se somam a essa iniciativa.
Em seguida, salientou que as políticas públicas implementadas no Brasil surtiram efeito, com redução de 23% da insegurança alimentar. A pobreza também caiu ao menor nível da série histórica no país graças à integração de aspectos econômicos e sociais.